quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Agapornis Cana

Origem: Ilha de Madagáscar e ilhas Rodriguez, Comores, Seychelles, Maurícias e Zanzibar. 

Características: Nos machos, o ventre e a cabeça são cinzento-claros, enquanto a face superior do corpo é verde-escuro, sendo a parte inferior em tom amarelo-esverdeado. As fêmeas têm o corpo todo verde. Bico cor de marfim. Os filhotes apresentam bico amarelado com base preta, podendo ter o sexo identificado ao surgirem as primeiras penas. 

Comprimento total e peso: 13-14cm e 24 a 25g. 

Dimorfismo sexual: Existe. Macho e fêmea têm cores diferentes. 

Habitat natural: Planícies costeiras com bosques e arvoredo, até uma altitude de 1000 mt. 

Modo de vida: Vivem em pequenos grupos (5-10 pássaros). Gostam de aproveitar ninhos alheios, de papagaios australianos ou de periquitos ondulados. Como material para os ninhos, as fêmeas transportam pedaços de córtex nas penas da rabadilha e do dorso. Também utilizam pequenos ramos e até as próprias penas. 

Alimentação: Procuram comida no solo, sementes e ervas, e invadem os arrozais em grandes bandos. As espigas de painço secas ou germinadas são muito apreciadas. 

Comportamento: Muito tímidos e assustadiços. A fêmea é insociável, pelo que se devem manter em casais. Sensíveis ao frio (- de 10º). Gostam de dormir no conforto dos ninhos, mesmo fora do acasalamento. 

Criação: Não é fácil. Gostam de acasalar durante o nosso Inverno. Postura: 4-5 ovos. Incubação: 21-22 dias. As crias nascem cobertas de penugem branca e começam a voar ao fim de 45 dias. Cor definitiva da plumagem: por volta dos 4 ou 5 meses. 

Mutações: A única mutação de que se tem notícia é o Arlequim. 

Particularidades: É o mais pequeno de todos os Agapornis. Proibição de exportação. Relativamente raros de encontrar no comércio. É a única espécie de Agapornis cujo habitat natural não é no Continente Africano, mas sim na Ilha de Madagáscar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário